Missão, visão e valores organizacionais dos Institutos Federais De Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21710/rch.v33i1.691

Palavras-chave:

institutos federais, missão, valores, visão

Resumo

O presente estudo buscou identificar as estruturas da missão, visão e valores organizacionais dos 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) do Brasil. As declarações institucionais foram analisadas conforme os modelos definidos por Pearce (1982), Westley e Mintzberg (1989) e Guiso et al. (2015). Os resultados da pesquisa apontam que 37% dos Institutos analisados possuem apenas 3 dos 8 elementos do modelo proposto por Pearce (1982) em suas missões, sendo que o elemento mais presente faz referência a produtos ou serviços. Com relação à análise da visão, 72% dos IFs mencionaram somente 2 dos 5 componentes do método proposto por Westley e Mintzberg (1989), e o componente mais utilizado se refere aos “ideais das organizações”, que corresponde a 97,3%. No que se refere aos valores organizacionais, conclui-se que os valores constantes da “categoria 1” definida por Guiso et al. (2015) foram evidenciados em todos os 38 Institutos analisados, e quanto à frequência desses termos de cada uma das nove categorias estabelecidas pelos autores supracitados foi observado o total de 348 palavras, destas, 120 pertencem aos valores constantes na “categoria 1”. A pesquisa contribui para o tema na literatura especialmente no que tange a pesquisas que analisaram a estrutura das declarações institucionais, sobretudo em organizações brasileiras, bem como, para auxiliar os gestores dos Institutos a aprimorarem o planejamento estratégico destes, contribuindo para a tomada de decisão e para uma melhor competitividade dos IFs.

Biografia do Autor

Karina Graziele Corrêa Rosa, Centro universitário Alves Faria

Mestre em Administração 

Lilian Cristina Garcia Downes, Centro Universitário FMU / Unifesp

Mestranda do mestrado profissional em Administração da FMU / UNIFESP

Leonardo Fabris Lugoboni, Universidade Federal de São Paulo/ Centro Universitário FECAP

Doutor em Administração

Professor do Mestrado em Administração da Universidade Federal de São Paulo

Professor do Mestrado em Administração do Centro Universitário FECAP

Referências

Abelman, R., & Dalessandro, A. (2008). An assessment of the institutional vision of catholic colleges and universities. Journal of Catholic Education, 12(2), 221-254. DOI: https://doi.org/10.15365/joce.1202082013

Adebanke Olusola, S., Olaleke Oluseye, O., Menyene Saviour, U., Joy Iember, K., & Olamilekan Ayomiposi, D. (2022). A Content analysis of the vision and mission statements of top ten leading Universities in Africa. Cogent Education, 9(1), 2143648. DOI: https://doi.org/10.1080/2331186X.2022.2143648

Aithal, P. S. (2016) Creating innovators through setting up organizational vision, mission and core values: a strategic model in higher education. International Journal of Management, IT and Engineering, 6(1), 310-324.

Andrews, R., Boyne, G. A., & Walker, R. M. (2006). Strategy content and organizational performance: an empirical analysis. Public administration review, 66(1), 52-63. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1540-6210.2006.00555.x

Araújo, M. A., Michelon, P. D. S., & Lunkes, R. J. (2018). Missão institucional: análise dos elementos de Pearce II (1982) na missão das universidades públicas brasileiras. Revista ambiente contábil-Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 10(2), 114-130. DOI: https://doi.org/10.21680/2176-9036.2018v10n2ID13440

Bardin, L. (2010). Análise de conteúdo. Edições 70.

Baum, J. R., Locke, E. A., & Kirkpatrick, S. A. (1998). A longitudinal study of the relation of vision and vision communication to venture growth in entrepreneurial firms. Journal of applied psychology, 83(1), 43. DOI: https://doi.org/10.1037/0021-9010.83.1.43

Bourne, H., & Jenkins, M. (2013). Organizational values: a dynamic perspective. Organization studies, 34(4), 495-514. DOI: https://doi.org/10.1177/0170840612467155

Brasil. (2008). Lei n. 11.892, de 29 dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Presidência da República. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm

Brătianu, C., & Bălănescu, G. V. (2008). Vision, mission and corporate values: a comparative analysis of the top 50 US companies. Management & Marketing, 3(3), 19-38.

Cady, S., Wheeler, J., Brodke, M. & Wolf, J. (2011). Mission, vision, and values: what do they say? Organization Development Journal, 29(1), 63-78.

Calder, W. B (2014). Achieving an Institution’s Values, Vision, and Mission. College Quarterly, 17(2).

Darbi, W. P. K. (2012). Of mission and vision statements and their potential impact on employee behaviour and attitudes: The case of a public but profit-oriented tertiary institution. International Journal of Business and Social Science, 3(14), 95-109.

Dermol, V. (2012). Relationship between mission statement and company performance. Annals of the Alexandru Ioan Cuza University-Economics, 59(1), 325-341. DOI: https://doi.org/10.2478/v10316-012-0022-9

Dermol, V., & Širca, N. T. (2018). Communication, company mission, organizational values, and company performance. Procedia – Social and Behavioral Sciences, 238, 542-551. DOI: https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2018.04.034

Drucker, P. F. (1986). Management: tasks, responsibilities and practices. Harper & Row.

Elwick, A. (2020). The values of English universities: questioning the role of value statements and mapping their current focus. Higher education policy, 33(3), 571-590. DOI: https://doi.org/10.1057/s41307-018-0112-x

Ferguson, J., & Milliman, J. (2008). Creating effective core organizational values: A spiritual leadership approach. Intl Journal of Public Administration, 31(4), 439-459. DOI: https://doi.org/10.1080/01900690701590835

Fitzgerald, C., & Cunningham, J. A. (2016). Inside the university technology transfer office: mission statement analysis. The Journal of Technology Transfer, 41(5), 1.235-1.246. DOI: https://doi.org/10.1007/s10961-015-9419-6

Forte, S. H. A. C., & Pereira, M. S. (2010). A construção e disseminação da missão nas instituições de ensino superior no Ceará. Revista Gestão & Tecnologia, 2(1). DOI: https://doi.org/10.20397/2177-6652/2003.v2i1.128

Gehman, J., Trevino, L. K., & Garud, R. (2013). Values work: a process study of the emergence and performance of organizational values practices. Academy of Management Journal, 56(1), 84-112. DOI: https://doi.org/10.5465/amj.2010.0628

Gil, A. C. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social. Atlas.

Guiso, L., Sapienza, P., & Zingales, L. (2015). The value of corporate culture. Journal of Financial Economics, 117(1), 60-76. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jfineco.2014.05.010

Gurley, K., Peters, G., Collins, L. & Fifolt, M. (2015). Mission, vision, values, and goals: An exploration of key organizational statements and daily practice in schools. Journal of Educational Change, 16(2), 217-242. DOI: https://doi.org/10.1007/s10833-014-9229-x

Haberkamp, A. M., Hoppen, N., & Diehl, C. A. (2018). The mission statement as a driver of strategy formulation in higher education institutions. Revista Alcance (online), 25(2), 126-141. DOI: https://doi.org/10.14210/alcance.v25n2(Mai/Ago).p126-141

Herrera, W. R. S., de Souza Vargas, T., Ostermann, C. M., & Lemos, S. M. (2022). PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM IES PÚBLICAS: o caso da elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional da Uergs. Revista Estudos de Planejamento, (19).

Immordino, K. M., Gigliotti, R. A., Ruben, B. D., & Tromp, S. (2016). Evaluating the Impact of Strategic Planning in Higher Education. Educational Planning, 23(1), 35-47.

Kaiser, A., Baumgartner, L. M., Grill, A. K., & Neumaier, S. (2022). An advanced knowledge-based analysis of company vision statements. In Proceedings of the 55th Hawaii International Conference on System Sciences. Hawaii International Conference on System Sciences (HICSS) (pp. 5.516-5.525). ScholarSpace University of Hawaii at Manoa. DOI: https://doi.org/10.24251/HICSS.2022.672

Kantabutra, S. (2008). What do we know about vision? Journal of Applied Business Research, 24(2),127-138. DOI: https://doi.org/10.19030/jabr.v24i2.1359

Kenneth C., & Baetz, M. C. B. (1998). The relationship between mission statements and firm performance: an exploratory study. Journal of management studies, 35(6), 823-853. DOI: https://doi.org/10.1111/1467-6486.00121

Khalifa, A. S. (2012). Mission, purpose, and ambition: redefining the mission statement. Journal of Strategy and Management, 5(3), 236-251. DOI: https://doi.org/10.1108/17554251211247553

King, D. L., Case, C. J., & Premo, K. M. (2014). An international mission statement comparsion: United States, France, Germany, Japan, and China. Electronic Business Journal, 13(5), 291-305.

Kragulj, F., Kaiser, A., & Grisold, T. (2018, January). Identifying Knowledge Enablers in Organizational Visions: A Synthesis of Theory and Practice. In: Proceedings of the 51st Hawaii International Conference on System Sciences. DOI: https://doi.org/10.24251/HICSS.2018.540

Law, K. M., & Breznik, K. (2018). What do airline mission statements reveal about value and strategy? Journal of Air Transport Management, 70, 36-44. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jairtraman.2018.04.015

Leuthesser, L., & Kohli, C. (1997). Corporate identity: the role of mission statements. Business Horizons, 40(3), 59-66. DOI: https://doi.org/10.1016/S0007-6813(97)90053-7

Meyer, V., Jr., Pascuci, L. M. & Meyer, B. (2018). Strategies in universities: tensions between macro intentions and micro actions. Revista de Administração Contemporânea, 22(2), 163-177. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2018160081

Meyer, V., Jr., Sermann, L. I., & Mangolim, L. (2004, dezembro). Planejamento e gestão estratégica: viabilidade nas IES. Anais do IV Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária da América do Sul. UFSC. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/35823

Ministério da Educação. (2020). Instituições da Rede Federal. http://portal.mec.gov.br/rede-federal-inicial/instituicoes

Ministério da Educação. (2021). IGC. http://portal.mec.gov.br/igc

Mirvis, P., Googins, B., & Kinnicutt, S. (2010). Vision, mission, values. Organizational Dynamics, 39(4), 316. DOI: https://doi.org/10.1016/j.orgdyn.2010.07.006

Moin, M. F., Ali, A., & Khan, A. N. (2012). An Analysis of Mission Statement of Pakistani Commercial (Scheduled) banks using a Nine Points Scale approach of Fred R. David. Interdisciplinary Journal of Contemporary Research in Business, 4(2), 102-120.

Mussoi, A., Lunkes, R. J., & Silva, R. V. (2011). Missão institucional: uma análise da efetividade e dos principais elementos presentes nas missões de empresas brasileiras de capital aberto. REGE – Revista de Gestão, 18(3), 361-384. DOI: https://doi.org/10.5700/rege431

Ozdem, G. (2011) An analysis of the mission and vision statements on the strategic plans of higher education institutions. Educational Sciences: Theory & Practice, 11(4), 1.887-1.894.

Papulova, Z. (2014). The significance of vision and mission development for enterprises in Slovak Republic. Journal of Economics, Business and management, 2(1), 12-16. DOI: https://doi.org/10.7763/JOEBM.2014.V2.90

Pearce, J. A., II. (1982). The company mission as a strategic tool. MIT Sloan Management Review, 23(3), 15-24. DOI: https://doi.org/10.2307/41164965

Pearce, J. A., II., & David, F. (1987). Corporate mission statements: the bottom line. The Academy of Management Executive, 1(2), 109-115. DOI: https://doi.org/10.5465/ame.1987.4275821

Sathler, A. R., & Miranda, R. C. R. (2021). O que imaginam as empresas brasileiras? análise discursiva das declarações de visão. Organicom, 18(34), 24-35. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2021.162532

Sidhu, J. (2003). Mission Statements: is it time to shelve them? European Management Journal, 21(4), 439-446. DOI: https://doi.org/10.1016/S0263-2373(03)00072-0

Taiwo, A. A., Lawal, F. A. & Agwu, P. E (2016). Vision and mission in organization: myth or heuristic device? The International Journal of Business & Management, 4(3), 127-134.

Taylor, J., & Machado, M. D. L. (2006). Higher education leadership and management: From conflict to interdependence through strategic planning. Tertiary Education and Management, 12(2), 137-160. DOI: https://doi.org/10.1080/13583883.2006.9967164

Van der Wal, Z., De Graaf, G., & Lasthuizen, K. (2008). What’s valued most? Similarities and differences between the organizational values of the public and private sector. Public administration, 86(2), 465-482. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1467-9299.2008.00719.x

Watkins, C., & Westphal, L. M. (2016). People don't talk in institutional statements: A methodological case study of the institutional analysis and development framework. Policy Studies Journal, 44(S1), S98-S122. DOI: https://doi.org/10.1111/psj.12139

Westley, F., & Mintzberg, H. (1989). Visionary leadership and strategic management. Strategic management journal, 10(S1), 17-32. DOI: https://doi.org/10.1002/smj.4250100704

Yureva, O. Y., Yureva, O. V., & Burganova, L. A. (2016). Strategic management in higher education system: methodological approaches. Academy of Strategic Management Journal, 15(S2), 38-42.

Downloads

Publicado

2023-04-01

Como Citar

Rosa, K. G. C., Downes, L. C. G., & Lugoboni, L. F. (2023). Missão, visão e valores organizacionais dos Institutos Federais De Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil. Revista Científica Hermes - Fipen, 33(1), 25–46. https://doi.org/10.21710/rch.v33i1.691

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)