A mediação como ferramenta de gestão de conflitos interpessoais no contexto universitário

Autores/as

  • Katia Denise Moreira Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Luci Mari Aparecida Rodrigues Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Enio Snoeijer Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Alexandre Marino Costa Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.21710/rch.v26i0.448

Palabras clave:

gestão conflitos, educação superior, mediação de conflitos

Resumen

A lente de investigação deste estudo recai sobre a importância em gerir conflitos interpessoais que ocorrem no contexto universitário. Nessa direção, este estudo tem como objetivo refletir sobre a inserção da mediação como ferramenta de gestão de conflitos em uma Instituição Federal de Ensino Superior. Para tanto, fez-se uso do método dedutivo a partir de um estudo de natureza básica e descritivo quanto aos objetivos. A abordagem utilizada foi a qualitativa, pautada nas estratégias bibliográfica e documental, e os dados foram analisados pela técnica da análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que a mediação se mostrou aplicável ao tipo de instituição estudada, tornando-a promissora para ser empregada como ferramenta de resolução de conflitos interpessoais menos complexos naquele ambiente de estudo.

Biografía del autor/a

Katia Denise Moreira, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestra Profissional em Administração Universitária pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Gestão de Pessoas e Processos pela Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis (CESUSC). Graduada em Letras - Secretariado Executivo em Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É Assessora do Gabinete da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina e Secretária Geral da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado (ABPSEC). Pesquisadora em Administração, Gestão Universitária e Secretariado. Avaliadora de artigos de revistas e eventos nacionais. Autora de vários trabalhos científicos relacionados as áreas de Secretariado Executivo (treze premiados), Gestão de Pessoas e Gestão Universitária, aprovados em eventos nacionais e internacionais e também, em periódicos. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Institucional: Pesquisa e Prática em Gestão e Secretariado (UFSC) - Link CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1695587511457220.

Luci Mari Aparecida Rodrigues, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Administração e Especialista em Sistemas de Planejamento e Gestão Empresarial, ambos pela UFSC. Bacharel em Secretariado Executivo pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Secretária Executiva na UFSC. Faz parte do grupo de pesquisa registrado no CNPq: Pesquisa e Prática em Gestão e Secretariado (PPGSec/UFSC) e da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado (ABPSEC). Parecerista em revistas científicas e eventos das áreas de Secretariado e de Administração. Desenvolve pesquisas em Secretariado Executivo, Administração Pública e Gestão Organizacional (Estratégica e de Processos). Contato: luci.mari@ufsc.br

Enio Snoeijer, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Graduado em 2002 no curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Ocupa o cargo de assistente em administração na UFSC desde 2012. Realizou curso de Especialização em Administração, Gestão Pública e Políticas Sociais na UNIESC em 2014. Está finalizando o curso de Secretariado Executivo da UFSC até julho/2019. Iniciou em março/2019 o curso de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária (PPGAU) da UFSC. É membro do grupo Pesquisa e Prática em Gestão e Secretariado (PPGSec) da UFSC desde 2016.

Alexandre Marino Costa, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Graduado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina ? UFSC (1994), Mestre em Administração pela UFSC (1998), Doutor em Engenharia de Produção pela UFSC (2004) e Pós-doutorado na The Open University, Inglaterra - Reino Unido (2016). Professor do Departamento de Ciências da Administração da UFSC desde 2005. Na administração universitária da UFSC já exerceu as atividades de Diretor e Vice-Diretor do Centro Sócio-Econômico, Sub-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração (mestrado acadêmico e doutorado), Sub-Chefe do Departamento de Ciências da Administração, Coordenador do curso de graduação em Administração, modalidades presencial e a distância, além de Coordenador do Curso de Especialização em Gestão Pública, integrante do Programa Nacional de Formação em Administração Pública ? PNAP, ofertado na modalidade a distância, no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil ? UAB/Capes. Participou da Comissão de apoio à Gestão do PNAP (2009 a 2015) e foi Presidente do Fórum de área da Administração Pública (2011 a 2014). Na administração pública, no período de 1994 a 2000, desempenhou diversas funções, dentre elas a de Diretor de Planejamento e Coordenação da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania. Atualmente desenvolve suas atividades acadêmicas nos cursos de graduação em Administração e Administração Pública, e nos programas de pós-graduação em Administração (mestrado e doutorado) e Aministração Universitária (mestrado profissional em Administração Universitária). Suas atividades acadêmicas são focadas na Formação de Administradores e Gestores, Administração Financeira, Administração Pública e Universitária.

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Publicado

2020-01-31

Cómo citar

Moreira, K. D., Rodrigues, L. M. A., Snoeijer, E., & Costa, A. M. (2020). A mediação como ferramenta de gestão de conflitos interpessoais no contexto universitário. Revista Científica Hermes, 26, 121–136. https://doi.org/10.21710/rch.v26i0.448

Número

Sección

Artigos