Storytelling em organizações: uma ferramenta de gestão e liderança
DOI:
https://doi.org/10.21710/rch.v3i0.34Palabras clave:
storytelling, liderança, conhecimento tácito, learning history, gestão do conhecimentoResumen
Um líder bem sucedido é, um bom contador de histórias. Storytelling (contar histórias)
sempre foi um recurso fundamental nos grupos humanos: neles, as histórias são usadas para socializar, comunicar, liderar, planejar, pensar, ensinar, motivar, enganar, entender, advertir e tantos outros fins. Uma história marcante, contada e repetida pelos dirigentes de uma organização é, normalmente, mais motivadora para seus colaboradores do que manuais, normas e procedimentos escritos. No âmbito das organizações, os líderes geralmente se valem das competências em contar histórias (metáforas, parábolas, casos, chavões, piadas) para divulgar suas políticas, seus planos e modos de agir. Com base na literatura disponível, este trabalho apresenta um panorama sobre o tema, a fim de colaborar com a disseminação, para as organizações brasileiras, sobre a utilização de storytelling. Conclui-se que o storytelling se tornou mais uma ferramenta a ser utilizada pelos líderes, cujos resultados de sua aplicação ainda não foram divulgados de forma ampla, devido ao ineditismo do tema, tendo-se apenas alguns relatos de sua utilização.
Citas
Brown, J.; Denning, S.; Groh, K. & Prusak, L. 2005.Storytelling in Organizations. Elsevier Butterworth-Heinemann, Burlington.
Denning, S. 2005. The learder’s guide to storytelling. Jossey – Bass, San Francisco.
Gardner, H. 2003. What leaders have in common. An interview with Professor Howard Gardner. Disponível em: http://ecglink.com/newsletter/incommon.shtml. Acesso em maio de 2005.
Kleiner, A. & Roth, G. 1997. How to make experience your best teacher. Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov. Acesso em maio de 2005.
Maturana R.H. 1997. A ontologia da realidade. Editora UFMG, Belo Horizonte.
Sole, D. & Wilson, D.G. 2003. Storytelling in organizations: the power and traps using stories to share knowledge in organizations. http://www.providersedge.com/kma/km_articles_general.htm. Acesso em maio de 2005.
Terra, J.C.C. 2002. Comunidades de prática: conceitos, resultados e métodos de gestão. Biblioteca TerraForum Consultores. Disponível em: http://www.terraforum.com.br/lib/pages/viewdoc.php?from=map&l_intDocCod=98. Acesso em abril de 2005.
Vigotski, L.S. 1998. A Formação Social da Mente. Editora Martins Fontes, São Paulo.
Vigotski, L.S. 1999. Pensamento e Linguagem. Editora Martins Fontes, São Paulo.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2010 Celso Huerta Gimenes, Débora Cristina Liba Marin, Jeferson Ricardo Marin, Roberto Correa de Mello

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.