A pesquisa de cliente oculto e a prática de seleção dos pesquisadores
DOI:
https://doi.org/10.21710/rch.v17i0.289Palabras clave:
pesquisa de marketing, cliente oculto, escolha pesquisador cliente ocultoResumen
A busca pela qualidade tem levado as empresas a se preocuparem com o atendimento ao consumidor. A pesquisa de cliente oculto se tornou uma das principais formas utilizadas pelas empresas para avaliar a qualidade da sua prestação de serviço, que terceirizam essas pesquisas com agências de pesquisa especializadas. No entanto, a contratação do pesquisador pode ser fundamental para o sucesso da pesquisa. O objetivo deste estudo é listar como as empresas que realizam as pesquisas de cliente oculto selecionam os pesquisadores e como é feita uma validação dos resultados para minimizar erros. Foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa com 20 empresas pertencentes à Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (ABEP) localizadas em diferentes estados brasileiros. Como principais resultados do estudo, observou-se que as empresas não conseguem ter total certeza de que o pesquisador selecionado é o ideal para a pesquisa e que, para evitar erros, incorporam procedimentos que visam tanto ao processo de seleção dos pesquisadores quanto à validação dos resultados.
Citas
AAKER, D.A.; KUMAR, V.; DAY, G.S. Pesquisa de marketing. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
AMA – American Marketing Association. Definition of Marketing, 2004. Disponível em: <https://www.ama.org/AboutAMA/Pages/Definition-of-Marketing.aspx> . Acesso em: 22 jun. 2015.
BARBARA, V.; ZALTMAN, G. A Voz do Mercado. São Paulo: Makron, 1992.
BENJES-SMALL, C.; KOCEVAR-WEIDINGER, E. Secrets to Successful Mystery Shopping – A Case Study. C&RL News, 2011.
BERRY, L.L. Retail Businesses are Services Businesses. Journal of Retailing, v. 62, n. 1, p. 3-6, 1986.
CALDEIRA, F.H. O mecanismo de busca do Google e a relevância na relação sistema-usuário. Letrônica, v. 8, n. 1, p. 91-106, jan.-jun. 2015.
CHIZZOTTI, A. Pesquisa Qualitativa em Ciências Humanas e Sociais. Petrópolis: Vozes, 2014.
CHURCHILL JR, G.A. Marketing research. Chicago: The Dryden Press, 1987.
DEMO, G. B2C Market: Development of a CRM Scale. In: ALI GHORBANI (Ed.). Marketingin the Cyber Era. Hershey, PA: IGI Global, p. 85-95, 2014.
ERSTAD, M. Mystery shopping programmes and human resource management. International Journal of Contemporary Hospitality Management, London, v. 10, n. 1, 1998.
FINN, A. Mystery Shopper Benchmarking of Durable-Goods Chains and Stores. Journal of Service Research, Sage, v. 3, n. 4, 2001.
FURNIVAL, A.C.M.; OUCHI, M.T.; PINTO, E.L. et al. The ‘mistery shopping’technique used as a tool of service assessment in public libraries: a Brazilian experience involving Biblioteconomy undergraduates. Revista Interamericana de Bibliotecología, v. 35, n. 1, p. 27-38, 2012.
GIL, A. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.
GRANATINO, R.; VERKAMP, J.; PARKER, R. The use of secret shopping as a method of increasing engagement in the healthcare industry: a case study. International Journal of Healthcare Management, v. 6, n. 2, 2013.
GRÖNROOS, C. From marketing mix to relationship marketing. Management Decision, v. 32, n. 2, p. 4-20, 1994.
HERNANDES, J.M.C.; BASSO, K.; BRANDÃO, M.M. Pesquisa Experimental em Marketing. Brazilian Journal of Marketing (Revista Brasileira de Marketing), ed. esp., v. 13, n. 2, maio 2014.
HESSELINK, M.; IWAARDEN, J.V.; WIELE, T.V.D. Mystery shopping: A tool to develop insight into customer service provision. Total Quality Management, v. 16, n. 4 529-541, June, 2005.
ILIEVA, J.; BARON, S.; HEALEY, N.M. Online surveys in marketing research: Pros and cons. International Journal of Market Research, v. 44, n. 3, p. 361, 2002.
KEHAGIAS, J.; RIGOPOULOU, I.;VASSILIKOPOULOU, A. Linked mystery shopping to customer-seller encounters. Journal of Customer Behaviour, v. 10, n. 1, 2011.
KLEPACKI, L. Focus on: Mystery Shopping – Retailers using data to improve customer service. Chain Store Age, dec. 2012.
KLIE, L. Stress Test Customer Service with Mystery Shopping. Customer Relationship Management, p. 36-40, may 2013.
KOTLER, P. Marketing para o século XXI. São Paulo: Futura, 1999.
______.; KELLER, K.L. Administração de Marketing. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.
LAS CASAS, A.L. Administração de Marketing. São Paulo: Atlas, 2006.
______. Marketing Móvel: Tendências e oportunidades no marketing eletrônico. São Paulo: Saint Paul Editora, 2009.
______. Marketing na Área de Serviços. São Paulo: Atlas, 2012.
LATHAM, G.; FORD, R.; TZABBAR, D. Enhancing employee and organizational performance through coaching based on mystery shopper feedback: a quasi-experimental study. Human Resource Management, v. 51, n. 2, 2012.
LOPES, E. et al. Táticas vinculantes em marketing de relacionamento: uma aplicação no varejo tradicional e virtual. BASE –Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos,v. 9, n. 2, p. 116-133, 2012.
MALHOTRA, N.K. et al. Introdução à pesquisa de marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.
______. Pesquisa de Marketing. Porto Alegre: Bookman, 2012.
MANOLICĂ, A.; ROMAN, T. Mystery Shopping Research - Seeing the Company’s Performance Through the Eyes of the Customers. Annals of the Alexandru Ioan Cuza University - Economics, v. 59, n. 2, p. 105-112, 2012.
MATTAR, F.N. Pesquisa de marketing: metodologia, planejamento. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
MCDANIEL, C.; GATES, R. Pesquisa de Marketing. São Paulo: Thomson Learning, 2003.
PAYNE, A. Handbook of CRM: achieving excellence in customer relationship management. Oxford: Elsevier, 2006.
PINAR, M.; ESER, Z.; STRASSER, S. Using Mystery Shopping to Compare the Service Quality of Banks in Turquey. Services Marketing Quarterly, n. 31, p. 1-26, 2010.
QUIVY, R.; CAMPENHOUDT, L.V. Manual de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva, 2013.
ROZADOS, H.B.F. Uso de indicadores na gestão de recursos de informação. The use of indicators for information resources management. RDBCI, v. 3, n. 1, p. 60-76, 2005.
SHETH, J.N.; PARVATIYAR,A. Evolving relationship marketing into a discipline. Journal of Relationship Marketing, v. 1, n. 1, p. 3-16, 2002.
WIELE, T.V.D.; HESSELINK, M.; IWAARDEN, J.V. Mystery shopping: A tool to develop insight into customer service provision. Total Quality Management, v. 16, n. 4, p. 529-541, 2005.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2017 Leonardo Vendramini Casartelli, Mariana Lima Prates, Alexandre Luzzi Las Casas, Regiani Salvático Pereira da Silva

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.