Comprometimento, entrincheiramento e regulação emocional em trabalhadores do serviço público

Autores

  • Ana Paula Grillo Rodrigues Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Antonio Virgílio Bittencourt Bastos Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.21710/rch.v8i0.72

Palavras-chave:

comprometimento, entrincheiramento, emoções, estratégias de regulação emocional

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar as relações entre os padrões de vínculos do indivíduo com a organização, manifestações emocionais e o uso de estratégias de regulação emocional para lidar com as situações de trabalho. O instrumento de coleta de dados utilizado incluía uma escala para medir comprometimento e entrincheiramento e 21 situações de trabalho para as quais se solicitava aos participantes que mencionassem estratégias de regulação emocional. Participaram 400 indivíduos trabalhadores de organizações públicas situadas em Florianópolis. O artigo se encontra estruturado em seções que discorrem sobre os conceitos centrais, descrevem o método e apresentam e discutem os resultados. Nos resultados da amostra, a maioria dos indivíduos apresentou níveis altos de comprometimento e a utilização de estratégias de controle emocional profundas. A emoção que mais apareceu foi a raiva, em contrapartida a emoção menos frequente foi o medo.

Biografia do Autor

Ana Paula Grillo Rodrigues, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Administração pela UFBA (Universidade Federal da Bahia).

Antonio Virgílio Bittencourt Bastos, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutor em Psicologia pela UnB (Universidade de Brasília).

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Publicado

2013-06-29

Como Citar

Rodrigues, A. P. G., & Bastos, A. V. B. (2013). Comprometimento, entrincheiramento e regulação emocional em trabalhadores do serviço público. Revista Científica Hermes - Fipen, 8. https://doi.org/10.21710/rch.v8i0.72

Edição

Seção

Artigos Temáticos