A desvalorização do ensino de inglês nas escolas públicas e as consequências para o mercado

Autores

  • Lindiane Viviane Moretti
  • Claudia L. de Castro
  • Fernanda C. dos Reis
  • Ivaneide Silveira
  • Jessica Pereira
  • Sandra M. dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.21710/rch.v7i0.63

Palavras-chave:

língua inglesa e trabalho, salário e língua inglesa, conhecimento de inglês e mercado, ensino de inglês e mercado, objetivos do ensino de inglês

Resumo

O objetivo deste artigo é compreender quais os possíveis motivos que impedem os alunos de escolas públicas a aprenderem a se comunicar em língua inglesa. O tema torna-se importante já que neste país profissionais bilíngües recebem melhores salários o que impacta no modo de vida de qualquer pessoa. O nosso estudo nos levou a pensar sobre os objetivos do ensino de língua inglesa na escola pública numa tentativa de entender se seus os mesmos atendem ao mercado de trabalho. Para iniciarmos nossas reflexões aplicamos um questionário a um grupo de alunos do Ensino Médio e lemos artigos relacionados ao tema, publicações do MEC e da SEE relacionados ao currículo de Língua Inglesa e conseguimos informações sobre a afirmação de que quem fala uma segunda língua recebe melhor salário. Concluímos com a certeza de que a escola precisa inserir, em seu horizonte, a necessidade de ensinar inglês efetivamente de maneira a dar chances reais de mudança de vida de seus estudantes.

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Publicado

2012-07-31

Como Citar

Moretti, L. V., Castro, C. L. de, Reis, F. C. dos, Silveira, I., Pereira, J., & Santos, S. M. dos. (2012). A desvalorização do ensino de inglês nas escolas públicas e as consequências para o mercado. Revista Científica Hermes - Fipen, 7. https://doi.org/10.21710/rch.v7i0.63

Edição

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