Antecedentes pessoais de microfranqueados da cidade de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.21710/rch.v15i0.249Palavras-chave:
microfranquia, classe emergente, antecedentes pessoaisResumo
O modelo de microfranquia é recente dentro do sistema de franchising, tendo como característica principal o baixo investimento inicial. Atualmente, destaca-se no mercado brasileiro, junto às pessoas da classe emergente, que buscam o seu próprio negócio. É crescente o número de pessoas que escolhem empregar recursos financeiros para gerir um negócio, cuja marca e estrutura gerencial esteja pronta. Assim, o objetivo do trabalho foi identificar o background de microfranqueados, a fim de analisar seus antecedentes e as expectativas. Por meio de um estudo de seis casos, foram realizadas entrevistas na região metropolitana de São Paulo, dos setores de estética, turismo, esporte e educação, para levantamento de evidências. Os resultados mostraram que os microfranqueados optaram pela microfranquia devido ao baixo investimento, para a complementação da renda, referências de empreendedorismo familiar e não detinham conhecimento em gestão. Concluiu-se haver a necessidade de educação formal em gestão e habilidades aos microfranqueadores para o sucesso do negócio.
Referências
ABF – Associação Brasileira de Franchising. Guia de franquias: microfranquias. Disponível em: <http://www.portaldofranchising.com.br/central/Content/UploadedFiles/Arquivos/2014%20-%20Guia%20de%20Orienta%C3%A7%C3%A3o%20Microfranquias%20-V1.pdf> . Acesso em: 20 out. 2014.
INSTITUTO TOMODATI. O que é uma microfranquia? Disponível em: <http://www.fcv.edu.br/blog/wp-content/uploads/2011/11/10_O-que-%C3%A9-uma-microfranquia_Magda-Siqueira-do-Amaral-Bacicheti1.pdf> . Acesso em: 17 out. 2014.
BARROS, R.; CARVALHO, M.; FRANCO, S.; MENDONÇA, R. Determinantes da queda na desigualdade de renda no Brasil. Rio de Janeiro: IPEA, 2010.
BERGLANN, H.; MOEN, E.; ROED, K.; SKOGSTROM, J.F. Entrepreneurship: Origins and Returns. Norway: IZA, 2009.
BRACKEN, E.; CHAO, N.; PHAOVISAID, D.; SLOCUM, B. Microfinance and microfranchising: a feasibility study. Washington: The George Washington University, 2006.
BURAND, D.; KOCH, D. Microfranchising: a business approach to fighting poverty. Franchise Law Journal, v. 30, n. 1, p. 24-34, 2010.
CARVALHO, P.; GONZÁLEZ, L. Modelo explicativo sobre a intenção empreendedora. Comportamento Organizacional e Gestão, v. 12, n. 1, p. 43-60, 2006.
CHAWLA, S.K.; PULLING, C.; ALEXANDER, F.D. Critical success factors from an organizational life cycle perspective: perceptions of small business owners from different business environment. Journal of Business Entrepreneurship, v. 9, n. 1, p. 47-58, 1997.
CHRISTENSEN, J.L.; PARSONS, H.; FAIRBOURNE, J. Building entrepreneurship in subsistence markets: microfranchising as an employment incubator. Journal of Business Research, v. 12, n. 2, p. 121-132, 2010.
COVIN, J.G.; SLEVIN, D.P. Strategic management of small firms in hostile and benign environments. Strategic Management Journal, v. 10, n. 1, p. 75-87, 1989.
DATA POPULAR. Dados inéditos de Serasa Experian e Data Popular revelam faces da classe média, que movimenta 58% do crédito e injeta R$ 1 trilhão na economia. Disponível em: <http://noticias.serasaexperian.com.br/dados-ineditos-da-serasa-experian-e-data-popular-revelam-faces-da-classe-media-que-movimenta-58-do-credito-e-injeta-r-1-trilhao-na-economia/> . Acesso em: 25 out. 2014
EVANS, M. Small business ownership: start out small with a microfranchise. Disponível em: <http://www.forbes.com/sites/allbusiness/2013/11/27/small-business-ownership-start-out-small-with-a-microfranchise/> . Acesso em: 18 out. 2014.
FAIRBOURNE, J.S. Microfranchising: a new tool for creating economic self-reliance. Journal of Microfinance/ESR Review, v. 8, n. 1, p. 18-26, 2006.
FAIRBOURNE, J.; GIBSON, S.; DYER, W. Microfranchising: creating wealth at the bottom of the pyramid. Northampton, MA: Eward Elgar, 2007.
FARMER, S.; YAO, X.; KUNG-MCINTYRE, K. The behavioral impact of entrepreneur identity aspiration and prior entrepreneurial experience. Entrepreneurship Theory and Practice, v. 35, n. 2, p. 245-273, 2011.
FERREIRA, M.P.; MIRANDA, R.; REIS, N.R.; PINTO, C.F.; SERRA, F.A.R.S. Pesquisa em empreendedorismo no principal periódico internacional: um estudo bibliométrico das publicações no Journal of Business Venturing entre 1987 e 2010. REGEPE – Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v. 3, n. 1, p. 56-83, 2013.
KISTRUCK, G.M.; WEBB, J.W.; SUTTER, C.J.; IRELAND, R.D. Microfranchising in base-of-the-pyramid markets: institutional challenges and adaptations to the franchise model. Entrepreneuship Theory and Practice, v. 35, n. 3, p. 503-531, 2011.
LEHR, D. Microfranchising at the base of the pyramid. Washington: The George Washington University, 2008.
LUCE, M. Brasil: nova classe média ou novas formas de superexploração da classe trabalhadora? Revista Trabalho, Educação e Saúde, v. 11, n. 1, p. 169-190, 2013.
MELO, P.L.R; BORINI, F.M.; CUNHA, J.A.C. Percepções de valor e elementos estruturantes das microfranquias. Revista de Administração Contemporânea, v. 18, n. 3, p. 328-350, 2014.
MELO, P.L.R. Franquias brasileiras: estratégia, empreendedorismo, inovação e internacionalização. São Paulo: Cengage Learning Edições, 2012.
POLITIS, D. The process of entrepreneurial learning: a conceptual framework. Entrepreneurship, Theory and Practice, v. 29, n. 4, p. 399-424, july, 2005.
SEBRAE. Microfranquias: guia de orientação 2014. Disponível em: <https://www.sebraemg.com.br/atendimento/bibliotecadigital/documento/Cartilha-Manual-ou-Livro/Microfranquias---Guia-de-orientacao-2014> . Acesso em: 15 out. 2014.
ZELLWEGER, T.; SIEGER, P.; HALTER, F. Should I stay or should I go? Career choice intentions of students with family business background. Journal of Business Venturing, v. 26, n. 5, p. 521-536, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Sarah Ribeiro Cardoso, Pedro Lucas de Resende Melo, Leandro Januario de Souza

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.