Antecedentes pessoais de microfranqueados da cidade de São Paulo

Autores

  • Sarah Ribeiro Cardoso Universidade Paulista
  • Pedro Lucas de Resende Melo Universidade Paulista
  • Leandro Januario de Souza Programa de Mestrado e Doutorado da Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

DOI:

https://doi.org/10.21710/rch.v15i0.249

Palavras-chave:

microfranquia, classe emergente, antecedentes pessoais

Resumo

O modelo de microfranquia é recente dentro do sistema de franchising, tendo como característica principal o baixo investimento inicial. Atualmente, destaca-se no mercado brasileiro, junto às pessoas da classe emergente, que buscam o seu próprio negócio. É crescente o número de pessoas que escolhem empregar recursos financeiros para gerir um negócio, cuja marca e estrutura gerencial esteja pronta. Assim, o objetivo do trabalho foi identificar o background de microfranqueados, a fim de analisar seus antecedentes e as expectativas. Por meio de um estudo de seis casos, foram realizadas entrevistas na região metropolitana de São Paulo, dos setores de estética, turismo, esporte e educação, para levantamento de evidências. Os resultados mostraram que os microfranqueados optaram pela microfranquia devido ao baixo investimento, para a complementação da renda, referências de empreendedorismo familiar e não detinham conhecimento em gestão. Concluiu-se haver a necessidade de educação formal em gestão e habilidades aos microfranqueadores para o sucesso do negócio.

Biografia do Autor

Sarah Ribeiro Cardoso, Universidade Paulista

Graduada em Administraç~çao  de Empresas  Universidade Paulista

Pedro Lucas de Resende Melo, Universidade Paulista

Professor do Programa de Mestrado -da Universidade Paulista

Leandro Januario de Souza, Programa de Mestrado e Doutorado da Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Doutorando do Programa de Mestrado e Doutorado da Universidade Nove de Julho (UNINOVE

Referências

ABF – Associação Brasileira de Franchising. Guia de franquias: microfranquias. Disponível em: <http://www.portaldofranchising.com.br/central/Content/UploadedFiles/Arquivos/2014%20-%20Guia%20de%20Orienta%C3%A7%C3%A3o%20Microfranquias%20-V1.pdf> . Acesso em: 20 out. 2014.

INSTITUTO TOMODATI. O que é uma microfranquia? Disponível em: <http://www.fcv.edu.br/blog/wp-content/uploads/2011/11/10_O-que-%C3%A9-uma-microfranquia_Magda-Siqueira-do-Amaral-Bacicheti1.pdf> . Acesso em: 17 out. 2014.

BARROS, R.; CARVALHO, M.; FRANCO, S.; MENDONÇA, R. Determinantes da queda na desigualdade de renda no Brasil. Rio de Janeiro: IPEA, 2010.

BERGLANN, H.; MOEN, E.; ROED, K.; SKOGSTROM, J.F. Entrepreneurship: Origins and Returns. Norway: IZA, 2009.

BRACKEN, E.; CHAO, N.; PHAOVISAID, D.; SLOCUM, B. Microfinance and microfranchising: a feasibility study. Washington: The George Washington University, 2006.

BURAND, D.; KOCH, D. Microfranchising: a business approach to fighting poverty. Franchise Law Journal, v. 30, n. 1, p. 24-34, 2010.

CARVALHO, P.; GONZÁLEZ, L. Modelo explicativo sobre a intenção empreendedora. Comportamento Organizacional e Gestão, v. 12, n. 1, p. 43-60, 2006.

CHAWLA, S.K.; PULLING, C.; ALEXANDER, F.D. Critical success factors from an organizational life cycle perspective: perceptions of small business owners from different business environment. Journal of Business Entrepreneurship, v. 9, n. 1, p. 47-58, 1997.

CHRISTENSEN, J.L.; PARSONS, H.; FAIRBOURNE, J. Building entrepreneurship in subsistence markets: microfranchising as an employment incubator. Journal of Business Research, v. 12, n. 2, p. 121-132, 2010.

COVIN, J.G.; SLEVIN, D.P. Strategic management of small firms in hostile and benign environments. Strategic Management Journal, v. 10, n. 1, p. 75-87, 1989.

DATA POPULAR. Dados inéditos de Serasa Experian e Data Popular revelam faces da classe média, que movimenta 58% do crédito e injeta R$ 1 trilhão na economia. Disponível em: <http://noticias.serasaexperian.com.br/dados-ineditos-da-serasa-experian-e-data-popular-revelam-faces-da-classe-media-que-movimenta-58-do-credito-e-injeta-r-1-trilhao-na-economia/> . Acesso em: 25 out. 2014

EVANS, M. Small business ownership: start out small with a microfranchise. Disponível em: <http://www.forbes.com/sites/allbusiness/2013/11/27/small-business-ownership-start-out-small-with-a-microfranchise/> . Acesso em: 18 out. 2014.

FAIRBOURNE, J.S. Microfranchising: a new tool for creating economic self-reliance. Journal of Microfinance/ESR Review, v. 8, n. 1, p. 18-26, 2006.

FAIRBOURNE, J.; GIBSON, S.; DYER, W. Microfranchising: creating wealth at the bottom of the pyramid. Northampton, MA: Eward Elgar, 2007.

FARMER, S.; YAO, X.; KUNG-MCINTYRE, K. The behavioral impact of entrepreneur identity aspiration and prior entrepreneurial experience. Entrepreneurship Theory and Practice, v. 35, n. 2, p. 245-273, 2011.

FERREIRA, M.P.; MIRANDA, R.; REIS, N.R.; PINTO, C.F.; SERRA, F.A.R.S. Pesquisa em empreendedorismo no principal periódico internacional: um estudo bibliométrico das publicações no Journal of Business Venturing entre 1987 e 2010. REGEPE – Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v. 3, n. 1, p. 56-83, 2013.

KISTRUCK, G.M.; WEBB, J.W.; SUTTER, C.J.; IRELAND, R.D. Microfranchising in base-of-the-pyramid markets: institutional challenges and adaptations to the franchise model. Entrepreneuship Theory and Practice, v. 35, n. 3, p. 503-531, 2011.

LEHR, D. Microfranchising at the base of the pyramid. Washington: The George Washington University, 2008.

LUCE, M. Brasil: nova classe média ou novas formas de superexploração da classe trabalhadora? Revista Trabalho, Educação e Saúde, v. 11, n. 1, p. 169-190, 2013.

MELO, P.L.R; BORINI, F.M.; CUNHA, J.A.C. Percepções de valor e elementos estruturantes das microfranquias. Revista de Administração Contemporânea, v. 18, n. 3, p. 328-350, 2014.

MELO, P.L.R. Franquias brasileiras: estratégia, empreendedorismo, inovação e internacionalização. São Paulo: Cengage Learning Edições, 2012.

POLITIS, D. The process of entrepreneurial learning: a conceptual framework. Entrepreneurship, Theory and Practice, v. 29, n. 4, p. 399-424, july, 2005.

SEBRAE. Microfranquias: guia de orientação 2014. Disponível em: <https://www.sebraemg.com.br/atendimento/bibliotecadigital/documento/Cartilha-Manual-ou-Livro/Microfranquias---Guia-de-orientacao-2014> . Acesso em: 15 out. 2014.

ZELLWEGER, T.; SIEGER, P.; HALTER, F. Should I stay or should I go? Career choice intentions of students with family business background. Journal of Business Venturing, v. 26, n. 5, p. 521-536, 2011.

Downloads

Publicado

2016-06-01

Como Citar

Cardoso, S. R., Melo, P. L. de R., & de Souza, L. J. (2016). Antecedentes pessoais de microfranqueados da cidade de São Paulo. Revista Científica Hermes - Fipen, 15, 305–318. https://doi.org/10.21710/rch.v15i0.249

Edição

Seção

Artigos