O lado mais sombrio da motivação:

desmotivação acadêmica e estratégias de ensino para promover o aprendizado de estudantes de Contabilidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21710/rch.v33i1.664

Palavras-chave:

desmotivação acadêmica, estratégias de ensino, teoria da autodeterminação

Resumo

O estudo objetiva analisar a associação da desmotivação acadêmica com as estratégias utilizadas pelos professores para promover o aprendizado a partir da percepção de estudantes do curso de Ciências Contábeis. A amostra da pesquisa consistiu em 200 estudantes do curso de Ciências Contábeis de duas instituições de ensino superior da região sul do país. Os resultados obtidos a partir de estatística descritiva e da Correlação de Spearman indicaram que a valorização do esforço do aluno, a inserção tecnológica e as visitas de campo estão entre as estratégias preferidas dos estudantes. Em termos associativos, os resultados insinuam que alunos que se desmotivam pela dificuldade de aprender o conteúdo do curso têm sua percepção positivamente associada a importância dos professores em reconhecer as emoções negativas dos alunos, valorizar mais o esforço do aluno do que o resultado obtido por ele e evitar a comparação do desempenho entre os alunos.

 

Biografia do Autor

Daiana Rafaela Pedersini, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestra em Contabilidade pela UFSC. Especialista na área de Gestão Contábil e Financeira pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2019). Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2016). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis. Possui experiência profissional como Analista em Departamento Pessoal. Áreas de Interesse de Pesquisa: Ensino e Pesquisa em Contabilidade, Avaliação de Desempenho Setor Público, Avaliação de Desempenho Setor Portuário.

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Publicado

2023-04-01

Como Citar

Pedersini, D. R., Meurer, A. M., & Antonelli, R. A. (2023). O lado mais sombrio da motivação: : desmotivação acadêmica e estratégias de ensino para promover o aprendizado de estudantes de Contabilidade. Revista Científica Hermes - Fipen, 33(1), 66–81. https://doi.org/10.21710/rch.v33i1.664

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