O lado mais sombrio da motivação:
desmotivação acadêmica e estratégias de ensino para promover o aprendizado de estudantes de Contabilidade
DOI:
https://doi.org/10.21710/rch.v33i1.664Palavras-chave:
desmotivação acadêmica, estratégias de ensino, teoria da autodeterminaçãoResumo
O estudo objetiva analisar a associação da desmotivação acadêmica com as estratégias utilizadas pelos professores para promover o aprendizado a partir da percepção de estudantes do curso de Ciências Contábeis. A amostra da pesquisa consistiu em 200 estudantes do curso de Ciências Contábeis de duas instituições de ensino superior da região sul do país. Os resultados obtidos a partir de estatística descritiva e da Correlação de Spearman indicaram que a valorização do esforço do aluno, a inserção tecnológica e as visitas de campo estão entre as estratégias preferidas dos estudantes. Em termos associativos, os resultados insinuam que alunos que se desmotivam pela dificuldade de aprender o conteúdo do curso têm sua percepção positivamente associada a importância dos professores em reconhecer as emoções negativas dos alunos, valorizar mais o esforço do aluno do que o resultado obtido por ele e evitar a comparação do desempenho entre os alunos.
Referências
Albuquerque, E. A., Batista, F. F., Albuquerque, L. S., de Oliveira, F. D. C., & Pereira, G. M. (2016). Análise da motivação dos discentes do curso de ciências contábeis e administração, sob a perspectiva da teoria da autodeterminação e das metas de realização. Qualitas Revista Eletrônica, 17(3), 01-21. DOI: https://doi.org/10.18391/req.v17i3.3043
Avramenko, A. (2012). Enhancing students' employability through business simulation. Education+ Training, 54(5), 355-367. DOI: https://doi.org/10.1108/00400911211244669
Barac, K., Kirstein, M., Kunz, R., & Beukes, B. (2016). Factors influencing students’ learning approaches in auditing. Meditari Accountancy Research, 24(3), 390-413. DOI: https://doi.org/10.1108/MEDAR-06-2013-0018
Behn, B. K., Ezzell, W. F., Murphy, L. A., Rayburn, J. D., Stith, M. T., & Strawser, J. R. (2012). The Pathways Commission on Accounting Higher Education: Charting a national strategy for the next generation of accountants. Issues in Accounting Education, 27(3), 595-600. DOI: https://doi.org/10.2308/iace-10300
Borges, M. S., Miranda, G. J., & Freitas, S. C. (2017). A teoria da autodeterminação aplicada na análise da motivação e do desempenho acadêmico discente do curso de ciências contábeis de uma instituição pública brasileira. Revista Contemporânea de Contabilidade, 14(32), 89-107. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8069.2017v14n32p89
Buttner, E. H., & Black, A. N. (2014). Assessment of the effectiveness of an online learning system in improving student test performance. Journal of Education for Business, 89(5), 248-256. DOI: https://doi.org/10.1080/08832323.2013.869530
Campillay, M. D. R. V., Santos, G. C., & Martins, V. F. (2017). Nível de desmotivação no Curso de Ciências Contábeis: Um Estudo em uma Universidade Pública Brasileira. RAGC, 5(19).
Carmo, C. R. S., & Carmo, R. O. S. (2015). Motivação e aprendizagem no curso de ciências contábeis: um comparativo entre alunos da modalidade presencial e alunos do curso a distância. Registro Contabil, 6(1). DOI: https://doi.org/10.18696/reunir.v4i2.225
Clarke, T., Lindorff, M., & McKeown, T. (2013). An aid to transition? The perceived utility of online resources for on campus first year management students. Education+ Training, 55(4-5), 414-428. DOI: https://doi.org/10.1108/00400911311326045
Deci, E. L., & Ryan, R. M. (1985). The general causality orientations scale: Self-determination in personality. Journal of research in personality, 19(2), 109-134. DOI: https://doi.org/10.1016/0092-6566(85)90023-6
Erzurumlu, S. S., & Rollag, K. (2013). Increasing student interest and engagement with business cases by turning them into consulting exercises. Decision Sciences Journal of Innovative Education, 11(4), 359-381. DOI: https://doi.org/10.1111/dsji.12019
Goorha, P., & Mohan, V. (2009). Understanding learning preferences in the business school curriculum. Journal of Education for Business, 85(3), 145-152. DOI: https://doi.org/10.1080/08832320903252363
La Lopa, J. M., & Wray, M. L. (2015). Debunking the matching hypothesis of learning style theorists in hospitality education. Journal of Hospitality & Tourism Education, 27(3), 120-128. DOI: https://doi.org/10.1080/10963758.2015.1064317
Machado, J., & Alves, J. M. (2014). Melhorar a Escola – Sucesso Escolar, Disciplina, Motivação, Direção de Escolas e Políticas Educativas. Universidade Católica Editora.
Mahnane, L., & Hafidi, M. (2016). Automatic detection of learning styles based on dynamic Bayesian network in adaptive e-learning system. International Journal of Innovation and Learning, 20(3), 289-308. DOI: https://doi.org/10.1504/IJIL.2016.079067
Manalo, M. V. (2013). Teaching strategies for Business ethics courses in the undergraduate accountancy curriculum. DLSU Business and Economics Review, 22(2), 82-94.
Moilanen, S. (2017). The context-specific conceptions of learning in case-based accounting assignments, students’ characteristics and performance. Accounting Education, 26(3), 191–212. DOI: https://doi.org/10.1080/09639284.2016.1274915
Potter, B. N., & Johnston, C. G. (2006). The effect of interactive on-line learning systems on student learning outcomes in accounting. Journal of accounting education, 24(1), 16-34. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jaccedu.2006.04.003
Reschiwati, R., & Zuhri, M. Z. (2019). The Effect of Teaching Methods and Learning Motivation on Accounting Learning Achievement in Terms Of Student Perceptions. Malaysian Journal of consumer and family economics, 22, 258-274.
Riebe, L., Roepen, D., Santarelli, B., & Marchioro, G. (2010). Teamwork: effectively teaching an employability skill. Education+ Training, 52(6-7), 528-539. DOI: https://doi.org/10.1108/00400911011068478
Riordan, D. A., Sullivan, M. C., & Fink, D. (2003). Promoting creativity in international business education: A protocol for student-constructed cases. Journal of Teaching in International Business, 15(1), 21-35. DOI: https://doi.org/10.1300/J066v15n01_03
Schneider, K. N., Becker, L. L., & Berg, G. G. (2017). Beyond the mechanics of spreadsheets: using design instruction to address spreadsheet errors. Accounting Education, 26(2), 127-143. DOI: https://doi.org/10.1080/09639284.2016.1274912
Souza, Z. A., & Miranda, G. J. (2019). Motivação de alunos de graduação em Ciências Contábeis ao longo do curso. Enfoque: Reflexão Contábil, 38(2), 49-65. DOI: https://doi.org/10.4025/enfoque.v38i2.41079
Trabulsi, R. U. (2018). Accounting Students'attitudes Toward Traditional and Modern Teaching Methods: The Saudi Context. Academy of Accounting and Financial Studies Journal, 22(5), 1-6.
Turnbull, M., Littlejohn, A., & Allan, M. (2010). Creativity and collaborative learning and teaching strategies in the design disciplines. Industry and Higher Education, 24(2), 127-133. DOI: https://doi.org/10.5367/000000010791191029
Veríssimo, L. (2013). Motivar os alunos, motivar os professores: faces de uma mesma moeda. In J. Machado & J. M. Alves. Melhorar a Escola – Sucesso Escolar, Disciplina, Motivação, Direção de Escolas e Políticas Educativas (pp. 73-90). Universidade Católica Editora.
Wolmarans, H. P. (2006). Business simulations in financial management courses: Implications for higher education. South African Journal of Higher Education, 20(2), 352-366. DOI: https://doi.org/10.4314/sajhe.v20i2.25578
Zheng, W., & Zhang, X. (2011). Problems and Countermeasures in the Teaching of College Accounting Computerization. Asian Social Science, 7(7), 235. DOI: https://doi.org/10.5539/ass.v7n7p235
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Daiana Rafaela Pedersini, Alison Martins Meurer, Ricardo Adriano Antonelli

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.