Comunicação empresarial escrita: os desafios da informação nas micro e pequenas empresas

Autores

  • Renata Ferreira Tacini
  • Cintia Harumi Nishimura
  • Claudia Lopes de Castro Oliveira
  • Jessica Pereira Silveira
  • Yasmin Ajouri

DOI:

https://doi.org/10.21710/rch.v4i0.40

Palavras-chave:

escrita, carta empresarial, e-mail

Resumo

A eficácia na comunicação é o alicerce para ser bem-sucedido no mundo corporativo. Isso é exigência de um mundo globalizado em que as relações comerciais são realizadas quase que completamente por meio da língua escrita. Partimos desse pressuposto para discutir a importância da informação e do uso adequado da língua escrita nos ambientes empresariais, especificamente, do universo das micros e pequenas empresas. Interessa-nos, portanto, neste estudo, realizar um levantamento das formas de comunicação escrita utilizadas no dia a dia dessas empresas, bem como, verificar o uso da norma padrão culta da língua portuguesa, a clareza, a objetividade e a preocupação com a eficácia.

Referências

Bakhtin, M. 2006. Estética da Criação Verbal. Martins Fontes, São Paulo.

Marcuschi, L.A. 2002. Gêneros Textuais: definição e funcionalidade. Lucerna, Rio de Janeiro.

Zanotto, N. 2005. E-mail e Carta Comercial: Estudo contrastivo de gênero textual. Educs, Caxias do Sul.

Downloads

Publicado

2023-01-10

Como Citar

Tacini, R. F., Nishimura, C. H., Oliveira, C. L. de C., Silveira, J. P., & Ajouri, Y. (2023). Comunicação empresarial escrita: os desafios da informação nas micro e pequenas empresas. Revista Científica Hermes - Fipen, 4. https://doi.org/10.21710/rch.v4i0.40

Edição

Seção

Artigos Temáticos