Comunicação empresarial escrita: os desafios da informação nas micro e pequenas empresas
DOI:
https://doi.org/10.21710/rch.v4i0.40Palavras-chave:
escrita, carta empresarial, e-mailResumo
A eficácia na comunicação é o alicerce para ser bem-sucedido no mundo corporativo. Isso é exigência de um mundo globalizado em que as relações comerciais são realizadas quase que completamente por meio da língua escrita. Partimos desse pressuposto para discutir a importância da informação e do uso adequado da língua escrita nos ambientes empresariais, especificamente, do universo das micros e pequenas empresas. Interessa-nos, portanto, neste estudo, realizar um levantamento das formas de comunicação escrita utilizadas no dia a dia dessas empresas, bem como, verificar o uso da norma padrão culta da língua portuguesa, a clareza, a objetividade e a preocupação com a eficácia.
Referências
Bakhtin, M. 2006. Estética da Criação Verbal. Martins Fontes, São Paulo.
Marcuschi, L.A. 2002. Gêneros Textuais: definição e funcionalidade. Lucerna, Rio de Janeiro.
Zanotto, N. 2005. E-mail e Carta Comercial: Estudo contrastivo de gênero textual. Educs, Caxias do Sul.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Renata Ferreira Tacini, Cintia Harumi Nishimura, Claudia Lopes de Castro Oliveira, Jessica Pereira Silveira, Yasmin Ajouri

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.