Estresse e satisfação no trabalho: um estudo entre gestores da área comercial
DOI:
https://doi.org/10.21710/rch.v20i0.371Palavras-chave:
estresse ocupacional, satisfação no trabalho, gestor comercial, função gerencialResumo
O objetivo deste estudo é analisar o nível de estresse e o grau de satisfação relacionado ao trabalho e verificar se existe correlação entre esses dois parâmetros, considerando gestores da área comercial. A amostra foi formada por 114 gestores, que responderam ao questionário eletrônico, constituído por três partes: Perfil dos respondentes, Escala de Estresse no Trabalho e Escala de Satisfação no Trabalho. O escore médio de estresse obtido foi de 2,24, indicando nível médio de estresse ocupacional e destacando o tempo insuficiente para realizar o volume de trabalho como fator estressor. Em quatro das dimensões de satisfação no trabalho o escore médio foi classificado como estado de indiferença, havendo tendência à insatisfação no tocante à questão de remuneração. O teste de correlação de Spearman demonstrou que o estresse apresenta correlação negativa e significância estatística com as cinco dimensões de satisfação no trabalho, apontando que, quanto menor a satisfação no trabalho, maior o estresse. Este estudo impulsiona reflexões sobre práticas e políticas, especialmente direcionadas para a área comercial, que tenham como enfoque a satisfação do indivíduo em seu ambiente laboral, a fim de otimizar o bem-estar pessoal e, consequentemente, a performance e a própria imagem organizacional.
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