Perfil do consumidor masculino gay carioca: um mapeamento com base na POF
DOI:
https://doi.org/10.21710/rch.v15i0.250Palavras-chave:
consumidor homossexual, consumo, POF, Rio de JaneiroResumo
Por meio da aplicação de três questionários da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), o presente artigo, de abordagem quantitativa e exploratório quanto aos fins, traz o mapeamento do perfil de consumo do público homossexual (ou gay) masculino morador da zona sul da cidade do Rio de Janeiro. Os aspectos visados foram as aquisições fora do domicílio, a ocupação e o rendimento individual mensal, e as condições de vida familiar. A pesquisa primária ocorreu no período 2013/14, junto a amostra de 54 homens com renda média mensal entre R$ 2 mil e R$ 4 mil. Dentre outros achados, verificou-se que esse consumidor não costuma morar sozinho, prefere os restaurantes de refeições a peso, procura boates, danceterias e discotecas quando quer se divertir, e tem nos óculos escuros um objeto de desejo. Como resultado prático, espera-se que esse maior conhecimento possa ser vetor de impulso aos segmentos produtivos que já atendem ou que pretendam atingir estes consumidores.
Referências
AAKER, D.A.; KUMAR, V.; DAY, G. S. Pesquisa de marketing. São Paulo: Atlas, 2004.
ARABSHEIBANI, R.; MARIN, A.; WADSWORTH, J. Gay pay in the UK. 2006. Disponível em: . Acesso em: 23 fev. 2016.
BLACK, D.; SANDERS, S.; TAYLOR, L. The economics of lesbian and gay families. The Journal of Economic Perspectives, v. 21, n. 2, p. 53-70, 2007.
BURNETT, J. Gays: feelings about advertisement and media used. Journal of Advertising Research, v. 40, n. ½, p. 75-84, 2000.
CLARK, J. The truth about gay and lesbian income. 2010. Disponível em: . Acesso em: 23 fev. 2016.
COVA, B.; COVA, V. Tribal marketing. The tribalisation of society and its impact on the conduct of marketing. European Journal of Marketing, v. 36, n. 5/6, p. 595-620, 2002.
DELOZIER, M.; RODRIGUE, J. Marketing to the homosexual (gay) market: a profile and strategy implications. Journal of Homosexuality, vol. 31, n. ½, p. 203-212, 1996.
DEWAELE, A.; COX, N.; VAN DEN BERGHE, W. De maatschappelijke positie van holebi's en hun sociale netwerken: over vriendschap en andere bloedbanden [The social status of gays, lesbians and bisexuals and their social networks: about friendship and other blood relationships]. Research paper Antwerp University, Hasselt University and Ghent University consortium (in dutch), 2006.
ECCEL, C.; FLORES-PEREIRA, M. A Inserção da “Diversidade” Homossexual em uma Livraria de Shopping Center: um Estudo Crítico. XXXII Encontro da ANPAD. Anais...Rio de Janeiro (RJ), set. 2008.
FREITAS, A.; KAISER, S.; HAMMIDI, T. Communities, commodities, cultural space and style. Journal of Homosexuality, v. 31, n. 1/2, p. 83-107, 1996.
FUGATE, D. Evaluating the U.S. male homosexual and lesbian population as a viable target market segment: a review with implications. Journal of Consumer Marketing, v. 10, n. 4, p. 46-57, 1993.
G1. Rio é eleito pela segunda vez destino gay mais sexy do mundo. 9 nov. 2011. Disponível em: <http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2011/11/rio-e-eleito-pela-segunda-vez-destino-gay-mais-sexy-do-mundo.html> . Acesso em: 7 set. 2012.
HASLOPP, C.; HILL, H.; SCHMIDT, R. The gay lifestyle – Spaces for a subculture of consumption. Marketing Intelligence & Planning, v. 16, n. 5, p. 318-327, 1998.
IRIGARAY, Hélio. Estratégia de sobrevivência dos gays no ambiente de trabalho. Anais...XXXI Encontro da Anpad, Rio de Janeiro, 2007.
JENKINS, W.J. Can anyone tell me why I’m gay? What research suggests regarding the origins of sexual orientation. North American Journal of Psychology, v. 12, n. 2, p. 279-296, 2010.
KATES, S. The protean quality of subcultural consumption: an ethnographic account of gay consumers. Journal of Consumer Research, v. 29, n. 3, p. 383-400, 2002.
______. The dynamics of brand legitimacy: an interpretive study in the gay men’s community. Journal of Consumer Research, v. 31, n. 2, p. 455-64, 2004.
KLAWITTER, M. Why aren’t more economists doing research on sexual orientation? Feminist Economics, v. 4, n. 2, p. 55-59, 1998.
MILLER, C. Gays are affluent but often overlooked market. Marketing News, v. 24, p. 2, dec. 1990.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. 2003. Disponível em: <http://www.aids.gov.br/final/novidades/opp%20129%20-%20Homens.ppt> . Acesso em: 07 fev. 2012.
MOMENTO ONLINE. Parada do Orgulho GLBT de São Paulo. 15 jun. 2009. Disponível em: <http://www.fiamfaam.br/momento/?pg=leitura&id=1574&cat=1> . Acesso em: 7 fev. 2012.
MOVIMENTO GAY. Quem é o público GLS. 15 ago. 2007 . Disponível em: <http://www.ifd.com.br/blog/publicidade-e-propaganda/quem-e-o-publico-gls/> . Acesso em: 3 jul. 2012.
PEÑALOZA, L. We’re here, we’re queer, and we’re going shopping! A critical perspective on the accomodation of gays and lesbians in the US marketplace. Journal of Homosexuality, v. 31, n. ½, p. 9-41, 1996.
PEREIRA, B.; AYROSA, E.; OJIMA, S. Consumo entre gays: compreendendo a construção da identidade homossexual através do consumo. XXX Encontro Anual da Anpad (Enanpad). Anais...Brasília, DF, 2005.
POUX, P. Gay consumers MIA from media surveys. Advertising Age, v. 69, n. 16, p. 26, 1998.
RIGDON, J.E. Overcoming a deep-rooted reluctance, more firms dvertise to gay community. Wall Street Journal, v. 18, p. B1, jul. 1991.
RIOTUR. Rio, guia oficial. Disponível em: <http://www.rioguiaoficial.com.br/en/lgbt> . Acesso em: 7 set. 2012.
RUDD, N.A. Appearance and self-presentation research in gay consumer cultures: issues and impact. Journal of Homosexuality, v. 3, n. 1-2, 1996.
SENDER, K. Gay readers, consumers, and dominant gay habitus: 25 years of the Advocate magazine. Journal of Communication, v. 51, n. 1, p. 73-99, 2001.
SIQUEIRA, M.V.S.; FERREIRA, R.C.; ZAULI-FELLOWS, A. Gays no ambiente de trabalho: uma agenda de pesquisa. XXX Encontro Anual da Anpad (Enanpad). Anais...Salvador, BA, set. 2006.
TAMINE, J.; PRADO, K.; PETRAGLIA, J. O processo de decisão na escolha de estabelecimentos de entretenimento do consumidor homossexual masculino: um estudo exploratório na cidade de São Paulo. 2008. Disponível em: <http://www.unisantos.br/pos/revistapatrimonio/images/artigos/Artigo2_OutNovDez08.pdf> . Acesso em: 30 out. 2011.
TAYLOR, V.; KAMINSKI, E.; DUGAN, K. From the Bowery to the Castro: communities, identities, and movements. In: Richardson, D.; Seidman, S. (eds.). The handbook of gay and lesbian studies, 2002.
TIRELLI, C. Entretenimento noturno para casais gays: um estudo exploratório. 91f. Dissertação de Mestrado (Administração). Escola de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
TSUJI, Fernanda et al. Revista Be – Apostando em um Novo Mercado. XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Santos, setembro de 2007. Disponível em http://www.portcom.intercom.org.br/expocom/expocomnacional/index.php/PECNAC/article/view/72/123 . Acesso em 08 fev. 2012.
VALLE, L. Rio investe em políticas sociais para manter título de cidade mais “gay friendly” do Brasil. 27 jun. 2012. Disponível em: <http://oglobo.globo.com/rio/rio-investe-em-politicas-sociais-para-manter-titulo-de-cidade-mais-gay-friendly-do-brasil-5335914> . Acesso em: 7 set. 2012.
VERGARA, S.C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 2013.
WAN-HSIU, S.T. How minority consumers use targeted advertising as pathways to selfempowerment – gay men’s and lesbians’ reading of out-of-the-closet advertising. Journal of Advertising, v. 40, n. 3, p. 85-97, 2011.
WESTBROOK, R.A.; BLACK, W.C. A motivation-based typology. Journal of Retailing, v. 61, n. 1, p. 78-103, Spring 1985.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Irene Raguenet Troccoli, Marcos Nahmias da Cruz, Joyce Gonçalves Altaf

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.