Análise da produção científica sobre planejamento por cenários na Web Of Science entre os anos de 1983 A 2012
DOI:
https://doi.org/10.21710/rch.v10i0.147Palavras-chave:
planejamento por cenários, bibliometria, produção científicaResumo
O objetivo deste estudo consiste em realizar um balanço da produção científica sobre planejamento por cenários, a partir do que foi produzido no âmbito daWeb ofScience, que é um conjunto de bases de dados conhecida como Science Citation Indexes, no período compreendido entre 1983 e 2012, totalizando 451 artigos. Foi realizada pesquisa bibliométrica, adotando-se uma perspectiva exploratória, de cunho misto: qualitativo, quanto à parte bibliográfica, e quantitativo na parte correspondente à estatística descritiva. As análises dos dados evidenciaram que,na subárea de pesquisa para o tema ‘ciência do gerenciamento, houve uma participação de 47% com um total de 212 artigos, seguidos por ‘negócios & economia com 91 (20,2%); em terceiro lugar a subárea de ‘administração pública’ figura com 68 publicações (15,1%).Observou-se, também, que 92 periódicos publicaram artigos relacionados ao tema ‘planejamento por cenários’ no período da pesquisa, sendo que a holandesa European Journal of Opeation Research publicou 93 artigos, seguida da norte-americana TechnologicalForecastingand Social Change, com 50 e da inglesa Journal of the Operational Research Society, com 48 publicações. Acredita-se que a sistematização dos principais autores e dos artigos mais citados no campo do planejamento por cenários pode ser útil no avanço e amadurecimento dos trabalhos futuros nesta temática.
Referências
BK Berret-KoehlerPlublishers. Disponível em: <http://www.bkconnection.com/authorbiobooks.asp?Type=AUTH&SEL=THOMASJ.CHERMACK> . Acesso em: 9 nov. 2013.
BOAVENTURA, João Mauricio G.; FISCHMANN, Adalberto A.; COSTA, Benny K. Desenvolvimento de um método para a geração de variáveis-chave de cenários: um ensaio no setor de automação comercial no Brasil. In: Estratégia Contemporânea: internacionalização, cenários e redes. Guarujá, SP: Editora Akademika, 2008.
CERTO, Samuel C.; PETER, J. Paul. Administração estratégica, planejamento e implementação da estratégia. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004.
HEIJDEN, K.V.D. Planejamento de Cenários: a arte da conversação estratégica. Porto Alegre: Bookman, 2004.
Hitt, M.A., et al. Administração Estratégica: Competitividade e Globalização. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2008.
JOHNSON, G, et al. Explorando a estratégia competitiva. 7. ed. Porto Alegre: Bookman, 2007.
KLUYVER, C.A.; PEARCE II, J.A. Estratégia–Uma visão Executiva. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
LAKATOS, E.M & MARCONI, M.A. Metodologia científica. 3. ed. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2000.
MARCIAL, Elaine C.; COSTA, Alfredo José L. O uso de cenários prospectivos na estratégia empresarial: vidência especulativa ou inteligência competitiva? In: Anais do 25o Encontro da ANPAD. Campinas, 2001.
MINTZBERG, H. Ascensão e queda do planejamento estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2004.
MINTZBERG, H.; LAMPEL, J.; QUINN, J. B.; GHOSHAL, S. O processo da estratégia. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.
MOREIRA, Sonia Virgínia. Análise documental como método e como técnica. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antônio (Org.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, 2005. pp. 269-279.
NOGUEIRA, A.J.F.M. Teoria Geral da Administração para o século XXI. São Paulo: Ática, 2007.
PORTER, M.E. Competição: On Competition Estratégias Competitivas Essenciais. São Paulo: Ed. Campus, 1999.
PRINCETON UNIVERSITY. Disponível em: <http://www.princeton.edu/~mulvey/>. Acesso em: 9 nov. 2013.
SCHOEMACKER, P.J.H. Scenario Planning: a tool for strategic thinking. Sloan Management Review, winter, 1995, pp. 25-40.
UNIVERSITY OF STRATHCLY DE BUSINES SCHOOL. Disponível em: <http://www.strath.ac.uk/sao/staff/professorgeorgewright/> . Acesso em: 9 nov. 2013.
WEB OF SCIENCE. Disponível em: <http://thomsonreuters.com/web-of-science/> . Acesso em: 25 nov. 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Adalberto Tacini, Reynaldo Schirmer, Mário J Montini

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.