Aplicação da ferramenta kit the comex como fator de inserção no comércio exterior: o case de duas pequenas empresas na cidade de Campinas/SP

Autores

  • Hamilton Pozo Faculdade Campo Limpo Paulista
  • Ricardo Lorenzo De martino Faculdade Campo Limpo Paulista

DOI:

https://doi.org/10.21710/rch.v11i0.144

Palavras-chave:

comércio exterior, micro e pequenas empresas, KitThe Comex

Resumo

O objetivo desta pesquisa é aplicar o material kit The Comex em duas microempresas localizadas na cidade de Campinas/SP e avaliar sua eficácia. Trata-se de uma ferramenta de auxílio e aprendizado direcionada às micro e pequenas empresas (MPE) para práticas de comércio exterior. Elaborado como ferramenta, o produto desenvolvido busca proporcionar às empresas melhor atuação e fortalecimento em comércio exterior. A pesquisa é um estudo de caso, referente a um fenômeno atual e real das micro e pequenas empresas nesse tipo de comércio. Em razão do atual cenário do comércio exterior, onde fatores específicos inibem as empresas de lançarem-se ao mercado internacional, o kit The Comexconstituiuma opção para que essas empresas estejam mais bem preparadas para atuarem nesse setor. Como o idioma Inglês ainda é um obstáculo a ser superado por essas empresas, e dadas às oportunidades que há em um universo cada vez mais globalizado e competitivo, a aplicação do kit The Comexpossibilita um melhor entendimento técnico e também do vocabulário utilizado no comércio internacional. A pesquisa proporcionou às empresas que aplicaram o kit The Comexampliar sua participação no comércio internacional e, também, resultou no registro dos direitos autorais da ferramenta, pelos autores.

Referências

CAMPOS, A. Comércio internacional e importação. São Paulo: Aduaneiras, 1990.

CASTRO, J.A. Exportação. São Paulo: Aduaneiras, 2000.

CASSAR, M.; ZAVAGLIA, T.; DIAS, R. Introdução à administração da competitividade à sustentabilidade. Campinas-SP. Alínea, 2003.

CERTO, S.C., et al. Administração estratégica: planejamento e implementação de estratégias. 3. ed. São Paulo: Person Education do Brasil, 2010.

CORTIÑAS LOPEZ, J.M. Siscomex Exportação. 2. ed. São Paulo: Aduaneiras, 2004.

DRUCKER, P.F. Inovação e espírito empreendedor (Entrepreneurship): prática e princípios. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 1987.

GEM – GLOBAL ENTREPRENEURSHIP MONITOR. Executive Report, 2002. Disponível em: <http://www.gemconsortium.org/docs> . Acessado em: 27 jan. 2012.

HISRICH R.D.; PETERS P.M. Empreendedorismo. 5. ed. Porto Alegre, 2004.

KEEDI, S. Logística de transporte internacional: veículo prático de competitividade. São Paulo: Aduaneiras, 2001.

LAKATOS, E.M.; MARCONI, M.A. Fundamentos de Metodologia Científica. 6. ed. 7. Reimpressão. São Paulo: Atlas, 2009.

LIMA, M.C. Monografia: A engenharia da produção acadêmica. 2. ed. rev. e atualizada. São Paulo: Saraiva, 2008.

LOPES VAZQUEZ, J. Manual de exportação. São Paulo: Atlas, 1999.

MINTZBERG, H.; QUINN J.B. O processo da estratégia. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

OLIVEIRA, C.T. A Batalha da Exportação. São Paulo: Aduaneiras, 1990.

OLIVEIRA, S.L. Tratado de Metodologia Científica. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.

PINHEIRO, M. Gestão e Desempenho das Empresas de Pequeno Porte: Uma Abordagem Conceitual e Empírica. 1996. Tese (Doutorado FEA/USP) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, São Paulo.

PIRES, J.G. Comércio Exterior: burocracia versus modernidade. São Paulo: Aduaneiras, 1992.

PORTER, M.E. Estratégia competitiva: técnicas para análise de indústria e da concorrência. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

PORTO, M.M. Transportes, seguro e a distribuição física internacional de mercadorias. São Paulo: Aduaneiras, 2000.

RFB – Receita Federal do Brasil. Disponível em: <http://www.receita.fazenda.gov.br/legislacao/LeisComplementares/leicp123.htm.> . Acesso em: 12 dez. 2012.

TORRES, I.G. Comércio Internacional no século XXI. São Paulo: Aduaneiras, 2000.

YIN, R.K. Estudo de caso: Planejamento e Métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Downloads

Publicado

2014-07-30

Como Citar

Pozo, H., & De martino, R. L. (2014). Aplicação da ferramenta kit the comex como fator de inserção no comércio exterior: o case de duas pequenas empresas na cidade de Campinas/SP. Revista Científica Hermes - Fipen, 11. https://doi.org/10.21710/rch.v11i0.144

Edição

Seção

Artigos