Qualidade de vida no trabalho: proposta de avaliação para micro e pequenas empresas

Autores

  • Jucelaine Lopes de Oliveira
  • Adani Cusin Sacilotti
  • Orlando Roque da Silva

DOI:

https://doi.org/10.21710/rch.v7i0.14

Palavras-chave:

qualidade de vida no trabalho, produção, modelo de avaliação

Resumo

O conceito da GQVT busca desenvolver mecanismos para que o indivíduo possua equilíbrio entre a sua vida humana e profissional, para isso o grande desafio das organizações é compatibilizar a necessidade organizacional, ditada pelo mercado com suas rápidas mudanças, e as necessidades dos indivíduos; compreender o indivíduo como ser integral com inúmeros e diversos interesses e conhecimentos que podem ser direcionados para as atividades exercidas na organização é uma das condições para haver esta compatibilização. Este trabalho, seguindo as propostas feitas por Richard Walton, é uma indicação para avaliação especialmente para micro e pequenas empresas, o objetivo é lapidar os conceitos e estabelecer variantes compreendidas como fundamentais no ambiente produtivo das MPEs.

Referências

Bastos, A.V. 1997. Mudanças organizacionais e comprometimento com o trabalho. XXVI Congresso Interamericano de Psicologia, São Paulo.

Clegg,S.; Hardy, C. & Nord, W. 2006. Handbook de estudos organizacionais: Modelos de análise e novas questões em estudos organizacionais. Atlas, São Paulo.

Fernandes, E.C. 1996. Qualidade de Vida no Trabalho: como medir para melhorar. Casa da Qualidade Editora Ltda, Salvador.

Fernandes, E C. & Becker, J.L. 1988. Qualidade de vida no trabalho (QVT) - a realidade dos CPDs. XII ENANPAD, 12, Belo Horizonte.

Fleck, M.P.; Chachamovich, E. & Trentini, C. 2006. Development and validation of the Portuguese version of the WHOQOL-OLD module. Revista de Saúde Pública 40(5):785-791.

Freitas, A.L.P. & Souza, R.G.B. 2008. Um Modelo para Avaliação da Qualidade de Vida no Trabalho em Universidades Públicas. IV Congresso Nacional de Excelência em Gestão. Universidade Federal Fluminense.

Garret, A. & Tachizawa, T. 2006. Crenças e Valores em nossas Organizações. Editora de Cultura, São Paulo.

Goulart, I.B. & Sampaio, J.R. 1999. Qualidade de vida no trabalho: uma análise da experiência de empresas brasileiras. In: Sampaio, J.R. (Ed), Qualidade de vida, saúde mental e psicológica social: estudos contemporaneous II. Casa do Psicólogo, São Paulo.

Hanashiro, D.M.M.; Teixeira, M.L.M. & Zacarelli, L.M. 2007. Gestão do fator humano: uma visão baseada em stakeholders. Saraiva, São Paulo.

Lima, I.S. 1995. Qualidade de vida no trabalho na construção de edificações: avaliação do nível de satisfação dos operarios de empresas de pequeno porte. Tese de doutorado. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

McGregor, D. 1966. The Human Side of enterprise. In: Bennis, W. & Schein, E. (Eds), Leadership and motivation: Essays of Douglas McGregor. MIT Press, Cambridge.

Mintzberg, H. 2003. Criando organizações eficazes: Estruturas em cinco configurações. Atlas, São Paulo.

Moraes, L.F.R. & Kilimnik, Z. 1994. Comprometimento organizacional, qualidade de vida e stress no trabalho: uma abordagem de diagnóstico comparativo. UFMG, Belo Horizonte.

Motta, F.C.P. & Vasconcelos, I.G. 2009. Teoria Geral da Administração. Cengage Learning, São Paulo.

Prahalad, C.K. & Hamel, G. 1995. Competindo pelo futuro: estratégias inovadoras para obter o controle do seu setor e criar os mercados de amanhã. Campus, Rio de Janeiro.

Pizzoli, L.M. 2005. Qualidade de vida no trabalho: um estudo de caso das enfermeiras do Hospital Heliópolis. Ciência e Saúde Coletiva 10(4): 1055-1062.

Reis, G.G.R. 2007. Avaliação 360 Graus: um instrumento de desenvolvimento gerencial. Editora Atlas, São Paulo.

Rocha, S.K. 1998. Qualidade de vida no trabalho: um estudo de caso no setor têxtil. Dissertação de mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

Sampaio, J.R. 1999. Qualidade de vida, saúde mental e psicologia social: Estudos contemporâneos II. Casa do Psicólogo, São Paulo.

Sashkin, M. & Kiser, K.J. 1994. Gestão da Qualidade Total na Prática. Campus, Rio de Janeiro.

Souza, J.W. & Medeiros, J.P. 2007. Diagnóstico da qualidade de vida no trabalho (QVT) de frentistas de postos de combustíveis e suas interfaces com a qualidade dos serviços prestados. Revista de Gestão da USP 14(3):71-89.

Ulrich, D.; Zenger, J. & Smalwood, N. 1999. Result–based leadership. Harvard Business School Press, Boston.

Vieira, A. 1996. A qualidade de vida no trabalho na gestão da qualidade total: um estudo de caso na empresa WEG MOTORES, em Jaraguá do Sul, SC. Dissertação de mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

Vieira, V.A.; Appio, J. & Slongo, L.A. 2007. Uma análise dos antecedentes da satisfação no trabalho em uma empresa madeireira. Revista de Gestão USP 14(3):1-18.

Walton, R.E. 1973. Quality of Working Life: What is it? Sloan Management Review 15(1):11-21.

Downloads

Publicado

2012-07-31

Como Citar

Oliveira, J. L. de, Sacilotti, A. C., & Silva, O. R. da. (2012). Qualidade de vida no trabalho: proposta de avaliação para micro e pequenas empresas. Revista Científica Hermes - Fipen, 7. https://doi.org/10.21710/rch.v7i0.14

Edição

Seção

Artigos Temáticos