Qualidade de vida no trabalho: proposta de avaliação para micro e pequenas empresas
DOI:
https://doi.org/10.21710/rch.v7i0.14Palavras-chave:
qualidade de vida no trabalho, produção, modelo de avaliaçãoResumo
O conceito da GQVT busca desenvolver mecanismos para que o indivíduo possua equilíbrio entre a sua vida humana e profissional, para isso o grande desafio das organizações é compatibilizar a necessidade organizacional, ditada pelo mercado com suas rápidas mudanças, e as necessidades dos indivíduos; compreender o indivíduo como ser integral com inúmeros e diversos interesses e conhecimentos que podem ser direcionados para as atividades exercidas na organização é uma das condições para haver esta compatibilização. Este trabalho, seguindo as propostas feitas por Richard Walton, é uma indicação para avaliação especialmente para micro e pequenas empresas, o objetivo é lapidar os conceitos e estabelecer variantes compreendidas como fundamentais no ambiente produtivo das MPEs.
Referências
Bastos, A.V. 1997. Mudanças organizacionais e comprometimento com o trabalho. XXVI Congresso Interamericano de Psicologia, São Paulo.
Clegg,S.; Hardy, C. & Nord, W. 2006. Handbook de estudos organizacionais: Modelos de análise e novas questões em estudos organizacionais. Atlas, São Paulo.
Fernandes, E.C. 1996. Qualidade de Vida no Trabalho: como medir para melhorar. Casa da Qualidade Editora Ltda, Salvador.
Fernandes, E C. & Becker, J.L. 1988. Qualidade de vida no trabalho (QVT) - a realidade dos CPDs. XII ENANPAD, 12, Belo Horizonte.
Fleck, M.P.; Chachamovich, E. & Trentini, C. 2006. Development and validation of the Portuguese version of the WHOQOL-OLD module. Revista de Saúde Pública 40(5):785-791.
Freitas, A.L.P. & Souza, R.G.B. 2008. Um Modelo para Avaliação da Qualidade de Vida no Trabalho em Universidades Públicas. IV Congresso Nacional de Excelência em Gestão. Universidade Federal Fluminense.
Garret, A. & Tachizawa, T. 2006. Crenças e Valores em nossas Organizações. Editora de Cultura, São Paulo.
Goulart, I.B. & Sampaio, J.R. 1999. Qualidade de vida no trabalho: uma análise da experiência de empresas brasileiras. In: Sampaio, J.R. (Ed), Qualidade de vida, saúde mental e psicológica social: estudos contemporaneous II. Casa do Psicólogo, São Paulo.
Hanashiro, D.M.M.; Teixeira, M.L.M. & Zacarelli, L.M. 2007. Gestão do fator humano: uma visão baseada em stakeholders. Saraiva, São Paulo.
Lima, I.S. 1995. Qualidade de vida no trabalho na construção de edificações: avaliação do nível de satisfação dos operarios de empresas de pequeno porte. Tese de doutorado. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
McGregor, D. 1966. The Human Side of enterprise. In: Bennis, W. & Schein, E. (Eds), Leadership and motivation: Essays of Douglas McGregor. MIT Press, Cambridge.
Mintzberg, H. 2003. Criando organizações eficazes: Estruturas em cinco configurações. Atlas, São Paulo.
Moraes, L.F.R. & Kilimnik, Z. 1994. Comprometimento organizacional, qualidade de vida e stress no trabalho: uma abordagem de diagnóstico comparativo. UFMG, Belo Horizonte.
Motta, F.C.P. & Vasconcelos, I.G. 2009. Teoria Geral da Administração. Cengage Learning, São Paulo.
Prahalad, C.K. & Hamel, G. 1995. Competindo pelo futuro: estratégias inovadoras para obter o controle do seu setor e criar os mercados de amanhã. Campus, Rio de Janeiro.
Pizzoli, L.M. 2005. Qualidade de vida no trabalho: um estudo de caso das enfermeiras do Hospital Heliópolis. Ciência e Saúde Coletiva 10(4): 1055-1062.
Reis, G.G.R. 2007. Avaliação 360 Graus: um instrumento de desenvolvimento gerencial. Editora Atlas, São Paulo.
Rocha, S.K. 1998. Qualidade de vida no trabalho: um estudo de caso no setor têxtil. Dissertação de mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
Sampaio, J.R. 1999. Qualidade de vida, saúde mental e psicologia social: Estudos contemporâneos II. Casa do Psicólogo, São Paulo.
Sashkin, M. & Kiser, K.J. 1994. Gestão da Qualidade Total na Prática. Campus, Rio de Janeiro.
Souza, J.W. & Medeiros, J.P. 2007. Diagnóstico da qualidade de vida no trabalho (QVT) de frentistas de postos de combustíveis e suas interfaces com a qualidade dos serviços prestados. Revista de Gestão da USP 14(3):71-89.
Ulrich, D.; Zenger, J. & Smalwood, N. 1999. Result–based leadership. Harvard Business School Press, Boston.
Vieira, A. 1996. A qualidade de vida no trabalho na gestão da qualidade total: um estudo de caso na empresa WEG MOTORES, em Jaraguá do Sul, SC. Dissertação de mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
Vieira, V.A.; Appio, J. & Slongo, L.A. 2007. Uma análise dos antecedentes da satisfação no trabalho em uma empresa madeireira. Revista de Gestão USP 14(3):1-18.
Walton, R.E. 1973. Quality of Working Life: What is it? Sloan Management Review 15(1):11-21.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Jucelaine Lopes de Oliveira, Adani Cusin Sacilotti, Orlando Roque da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.